Em quase todos os eventos técnicos que participamos, o tema INBOUND MARKETING aparece com destaque na maioria das palestras. Hoje vamos abordar o uso do WordPress como base do gerenciamento de conteúdo no Inbound Marketing.
“Inbound Marketing é o conjunto de estratégias que objetivam atrair, converter e, por ser relevante, encantar os clientes. Sua premissa básica é atrair os clientes através de seus pilares: SEO, Conteúdo e Ações nas Mídias Sociais.”
André Aguiar
Como a conceituação já diz, o principal elemento do Inbound Marketing é a capacidade de vender um produto, ou serviço, através da oferta de conteúdos relevantes para o público alvo. Mas o que são conteúdos relevantes ?
“Conteúdos relevantes são todos aqueles que promovem alguma mudança positiva no dia a dia do seu público alvo.”
André Aguiar
Tendo em vista que o Inbound Marketing tem como referência a produção de conteúdo relevante, então será necessário produzirmos e veicularmos uma série de artigos, posts, e-books e vídeos com objetivos de ajudar as pessoas e atrair seu público alvo de forma a convertê-los em seus consumidores. Mas como fazer isso de forma indolor e rápida ?
Tendo como base que você possuiu algum conhecimento que valha a pena ser divulgado, é necessário um uso de facilitadores para reduzir o tempo de pré-produção, produção, SEO e veiculação. Existem diversas ferramentas que podem ajudar mas, em nosso ponto de vista, o WordPress é a melhor.
Uma vez instalado (não é simples e necessita apoio técnico), o Gerenciador de Conteúdo WordPress vai, através de seus plugins, ajudar na produção dos textos com técnicas SEO (para ampliar a divulgação orgânica), compartilhar o conteúdo pelas mídias digitais, capturar leads através de formulários (e integrações com CRM) específicos e por fim ajudar na metrificação dos resultados. Tudo isso sem escrever uma única linha de código.
Temos um artigo bem legal que fala como agências de conteúdo podem usar a DMXWEB para expandir seus negócios através do uso do WordPress
Para finalizar, o WordPress é altamente flexível e sua estrutura de plugins torna muito fácil (mas com cuidado) ampliar as perspectivas de seu negócio on line.