Eventualmente recebemos solicitações para criação de #Posts para mídias sociais sem a definição da persona alvo e, em alguns casos, nem o público alvo é definido. Isso pode dar certo ?
Antes de mais nada vamos fazer um exercício de imaginação: Eu quero que você imagine uma carta de apresentação sem saber para quem. Qual a chance dessa carta representar você de forma objetiva e eficiente ?
Ao definir um público alvo e algumas poucas personas, você determina quais aspectos do seu negócio deve destacar para este público, quais termos deve usar (e não usar), qual o tipo de linguagem é a mais assertiva e, acima de tudo, a melhor estratégia para engajar e converter.
Não devemos esquecer que as mídias sociais são um ambiente pulsante, oferecendo aos usuários milhares de bytes de informações por segundo e seu conteúdo deve se destacar, atrair a atenção do leitor, conduzi-lo por uma jornada que desperte o interesse em saber mais e, por fim, convencê-lo a engajar ou executar uma ação proposta… Ufa !!!
Para criarmos um conteúdo assim, todos os detalhes devem ser observados antes do processo de “meter a mão na massa”. Devemos saber com quem estamos falando, qual a melhor forma de se comunicar e o que devemos mostrar.
Pense comigo, se um post, para ter sucesso, precisa fazer tudo isso, qual a possibilidade de um Post sem Persona dar certo ?
[…] + POST SEM PERSONA PODE DAR CERTO? […]