Muitas pessoas ou agências vendem pacotes de conteúdos para mídias digitais, sem ter a preocupação de gerar leads ou engajamento que um post profissional pode oferecer.
Se sua empresa deseja somente tem uma mídia para chamar de sua, um criativo simples é o mais que suficiente, mas se você deseja algum tipo de resultado leia esse post.
Um post profissional deve apresentar 4 elementos básicos e, acima de tudo, atentar para a funcionalidade de cada um deles. Vamos lá.
CRIATIVO
Tem a função de fazer o cliente parar de rolar a tela da mídia e ler a Copy. Deve se destacar dos elementos nativos da mídia alvo, chamar atenção do target, gerar identificação instantânea, não ter cara de publicidade e abordar um tema que seja interessante para a persona alvo.
+ POST SEM PERSONA PODE DAR CERTO?
COPY
Tem a função de criar interesse no tema em questão, gerar o desejo do target saber mais e convencê-lo de que utilizando o CTA (Call To Action) proposto ele terá grandes vantagens, sejam elas quais forem.
CTA – CALL TO ACTION
Call to Action é um link ou ação de engajamento que o cliente deve ser motivado a interagir. Seja um link para nossa landing page ou website, seja uma ação de engajamento (curtir, comentar, compartilhar ou afins) é fundamental que o usuário seja motivado a interagir com nosso conteúdo. Sem interação, o alcance do post fica restrito e a ação tende a fracassar. Sem um CTA o post fica restrito.
HASHTAGS
Sua função é ajudar na indexação dos conteúdos junto ao algorítimo das mídias sociais. Quanto mais bem elaboradas, melhor será o alcance orgânico da publicação.
O ideal é que não sejam mais de 7 hashtags divididas da seguinte forma:
- Duas para Identificação do cliente: Marcam o nome da empresa ou slogan;
- Três para Indexação do Conteúdo: Identificam o tema proposto e o público alvo definido;
- Duas para Growth Hacking: São aquelas utilizadas para pensarmos fora da caixa, com temas aleatórios, que possam alavancar nosso alcance;
+ NÃO SABE O QUE É GROWTH HACKING? AGORA VAI FICAR SABENDO!
Eu sei que parece muito complicado criar conteúdos com estas especificações, mas podem acreditar, vale muito a pena.
Meu nome é André Aguiar, Publicitário, Gestor da Agência DMX WEB e Professor de Marketing Digital. Siga minhas mídias digitais e #boraVender