Muito se fala na aplicação do funil de vendas para alavancar os resultados das empresas, mas como aplicar isso na prática e como os gestores podem avaliar se suas equipes estão utilizando as metodologias certas para cada fase da jornada de compras de seus futuros clientes.
A primeira coisa que os gestores devem saber é qual o objetivo de cada uma das etapas do seu funil de vendas. Cada segmento tem nuances próprias mas, em via de regra, a base das estratégias são similares. Vamos a elas:
TOPO DE FUNIL
As estratégias aplicadas ao topo de seu funil de vendas tem por objetivo atrair as pessoas que não tem ideia de que precisam de seus produtos/serviços ou, tendo noção da sua necessidade, não identificam a sua empresa como uma opção de compra.
Neste momento as estratégias são baseadas em ações patrocinadas, com alto alcance, segmentação de público alvo, criativos que foquem na identificação de uma necessidade ou na apresentação de sua empresa como opção viável para negócios.
As ferramentas indicadas são Google Ads, Meta Ads e Linkedin Ads. Ações de SEO são altamente recomendadas para esta fase.
Nosso objetivo é transformar o público alvo em audiência.
MEIO DE FUNIL
As estratégias aplicadas ao meio do seu funil de vendas tem por objetivo reforçar a imagem da sua empresa como opção, não mais viável, mas essencial para o sucesso da empreitada de seus futuros clientes. Nesta altura do funil de vendas seu público já conhece sua marca e deve ser bombardeado com ações de autoridade, engajamento e captura de leads.
Neste momento as estratégias devem ser baseadas em ações de feed, patrocinadas para sua audiência, eventos online (ou presenciais), materiais grátis, stories, e-mail marketing, WhatsApp marketing, sms marketing e muita, mas muita mesmo, nutrição de leads.
As ferramentas indicadas são as campanhas de e-mail/sms/WhatsApp marketing, meta ads (para sua audiência) e acompanhamento personalizado da equipe de vendas.
Nosso objetivo nessa fase é transformar audiência em leads.
FUNDO DE FUNIL
As estratégias aplicadas ao fundo do seu funil de vendas tem por objetivo dar aquele empurrão final para conversão, ou seja, fechar a venda.
Neste momento seus leads devem estar avaliando outras propostas e as estratégias devem ser direcionadas a relação valor x custo x resultados, ou seja, mostrar cases de sucesso, como a empresa funciona, seus diferenciais competitivos, ser agressivo nas ofertas, usando e abusando de gatilhos mentais de oportunidade e urgência. No fim das contas, mostrar a oferta certa para o público certo, garantindo que sua empresa tem condições de entregar o que diz, é o que faz o negócio ser fechado.
As ferramentas indicadas para essa fase do funil de vendas são as abordagens diretas, promoções espetaculares, através de e-mail/sms/whatsapp marketing direcionadas para sua base de clientes (no caso de vendas recorrentes) ou para seus leads quentes.
O objetivo é transformar leads em clientes.
CONCLUSÃO
Este artigo fala de forma genérica e prática, das estratégias no três níveis BÁSICOS do funil de vendas. Obviamente podem existir mais níveis ou detalhes específicos para alguns segmentos porém, para o gestor corporativo, é fundamental conhecer este modelo estratégico de forma a entender se as ações estão sendo conduzidas de forma coerente.
Abraços e boas vendas !
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