Todo dia eu tenho contato com ações de marketing que, por não se preocuparem em segmentar seu público, jogam milhares de reais fora. Gastar dinheiro falando com pessoas que não tem interesse no seu produto é um erro comum e muito caro.
Ontem (09/08/19) eu estava entrando no Shopping Tijuca e vi promotoras distribuindo material promocional indiscriminadamente. Parei um pouco para observar a ação e como a falta de segmentação fazia com que a maioria dos folders entregues, muito bem produzidos, fossem jogados nas lixeiras sem ser lidos.
No mundo digital acontece a mesma coisa mas com uma amplitude muito maior. Ações impulsionadas sem a segmentação adequada geram desperdício de milhares de reais, causando a queda de performance das suas campanhas.
Antes de colocar dinheiro em campanhas do Google ou nas Mídias Sociais, faça um estudo completo de público alvo. Vou deixar uma lista de itens que devem ser observados em um estudo básico de público alvo:
- Idade e Sexo
- Público é Regional ou Global ?
- Temas de interesse
- Necessidades
- Padrão de Consumo
Com essas informações já é possível fazer uma segmentação BÁSICA de suas campanhas e não perder tanto dinheiro jogando sua isca onde não tem peixes para pescar.
Abraços e boas vendas.