Segmentar, horizontalmente e verticalmente, seus conteúdos, pode ser o primeiro passo para mudar essa situação, gerando resultados.
A maioria dos profissionais de marketing têm relatado dificuldade em gerar engajamento em suas ações. Isso se deve às alterações no algoritmo de entrega assim como às políticas restritivas que visam aumentar o faturamento e, em menor monta, personalizar os conteúdos exibidos.
Como melhorar nosso conteúdo e driblar estas restrições?
Existem muitas coisas que podemos fazer para aumentar o engajamento de nossas ações, mas vou abordar um processo que, na maioria das pequenas e médias empresas, é ignorado. A segmentação, vertical e horizontal, dos conteúdos. Vamos lá !
SEGMENTAÇÃO VERTICAL, QUE DIABOS É ISSO?
Em poucas palavras, segmentar o conteúdo de forma vertical significa ajustar a comunicação com o público localizado nos diversos níveis do funil.
Em um funil básico de vendas, teremos três níveis: Quem não me conhece (topo), Quem me conhece pouco (meio) e quem me considera opção de compra (fundo). Sendo superficial e prático, é FUNDAMENTAL alinhar os criativos e as copys de acordo com cada nível, ampliando o poder de comunicação e a movimentação dentro do funil.
Se desejamos falar com quem não nos conhece, devemos focar em seus interesses primários e suas necessidades.
Se vamos abordar quem nos conhece pouco, falar da nossa autoridade e de casos de sucesso pode ser uma ótima pedida.
Mas se o público está quase se convertendo, o foco é na oferta. Aquele empurrão para fecharmos uma venda.
SEGMENTAÇÃO HORIZONTAL, PERSONALIZANDO A COMUNICAÇÃO
Uma vez que entendemos a importância criar conteúdos segmentados verticalmente, chegou a hora de personalizar, pelo menos parcialmente, as publicações pelo perfil do cliente. Enquanto as operadoras de streaming investem fortemente na personalização de conteúdos, percebo muitas agências passando por cima desse detalhe.
Superficialmente falando, criar 4 ou 5 personas, com foco no público majoritário e criar conteúdos direcionados para cada uma delas vai aumentar a identificação (demográfica e de interesses) dos targets com sua marca.
Em resumo, cada um dos seus conteúdos deve ser direcionado para um nível do funil e para uma persona específica, com curativos e copys personalizados.
Dá trabalho, verdade, mas o resultado será muito interessante.
Boas vendas!