De tempos em tempos alguns temas se tornam a nova MECA do marketing e todos querem chegar lá mesmo sem saber exatamente como. O Growth Hacking é a MECA da hora e temos percebido que as pessoas não entenderam bem o que é e, tão pouco, como utilizá-lo para qualificar suas campanhas.
“Growth Hacking é o marketing orientado a experimentos, visando resultados rápidos.”
Sean Ellis
Growth Hacking | O que é Marketing Orientado a Experimentos ?
O Growth Hacking não é uma ferramenta mas uma forma de pensar as ações de marketing que foge de todo paradigma tradicional, ou seja, traz para a campanha uma forma de atuação diferente.
Um profissional de Growth Hacking não pode ter medo de errar. Ele deve explorar novas possibilidades de comunicação com foco na conversão (isso é essencial).
Atenção, foco em experimentos não significa somente ações complexas mas sim ações que fogem do tradicional. Olhem este case:
Um investidor do Hotmail, após não conseguir resultados em suas campanhas de marketing, sugeriu que no final de todo e-mail enviado através do Hotmail, incluísse a frase: “PS, eu te amo! Faça sua conta grátis no Hotmail” no rodapé das mensagens.
Resultado da ação: 12 milhões de novos usuários em 18 meses.
Essa é a essência do Growth Hacking , criatividade e a ausência de medo de errar.
Como usar no dia a dia das campanhas ?
A resposta é simples mas com aplicação muito complexa. O uso do Growth Hacking, na teoria, se resume em criatividade sem medo de errar. Na prática é um pouco mais complicado.
Eu, usuário do Growth Hacking, procuro estar atento a tudo que possa me ajudar a ter novas ideias que movimentem e escalem as campanhas. O nosso dia a dia é nossa principal fonte de experiências.
Outra dica é anotar todas as ideias “malucas” que tiver. Anote no seu celular. Crie um grupo do Whatsapp somente com você e anote tudo lá. Depois peneire e com certeza vai sair coisa boa.
Por fim, não tenha medo de ser criativo ou de errar. Se sua agência não o estimula a ser “maluco” ela não te merece.
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Muito esclarecedor o artigo. Muito bom.
Obrigado pelo tempo gasto na leitura.
Abraços e estamos às ordens !